As redes sociais são plataformas onde as pessoas se conectam
e interagem umas com as outras e compartilham informações pessoais, profissionais ou comerciais. Elas funcionam a partir de sites ou aplicativos, onde grupos de pessoas que possuem os mesmos interesses se conectam para partilhar tudo aquilo que têm em comum.
Você faz ideia do potencial que as redes sociais possuem para promover qualquer tipo de negócio ou ideia?
As redes sociais estão cada vez mais repletas de pessoas.
No Brasil, milhões de pessoas estão conectadas às redes sociais.
Isso quer dizer que quase toda a população do nosso país está presente em pelo menos um canal de comunicação online ao qual você pode ter acesso para se conectar com o seu potencial cliente.
E, embora todas as redes sociais tenham sido criadas com a mesma intensão, de conectar pessoas, cada uma delas possui suas características particulares.
E, como o seu cliente em potencial, sem dúvida, está presente em pelo menos uma dessas redes sociais, você não vai querer ficar de fora e perder essa chance de se conectar com ele, certo?
Então, independentemente de qual seja o seu objetivo de negócio, neste artigo você vai saber tudo que precisa para usar as redes sociais em uma estratégia de marketing.
O que são redes sociais?
As redes sociais são plataformas onde as pessoas se conectam e interagem umas com as outras e compartilham informações pessoais, profissionais ou comerciais.
As redes sociais funcionam a partir de sites ou aplicativos, onde grupos de pessoas que possuem os mesmos interesses se conectam para partilhar tudo aquilo que têm em comum.
Mas, embora essa definição de redes sociais esteja voltada para o mundo digital, as redes sociais vão muito além da internet.
Uma associação de moradores, um clube de leitura e um grupo de estudos, são exemplos de redes sociais.
Pois essas pessoas estão conectadas entre si para compartilhar, pessoalmente valores e interesses em comum.
Redes Sociais e Mídias Sociais: Qual a diferença?
Embora muita gente se confunda, achando que redes sociais e mídias sociais são a mesma coisa, na verdade são coisas bem diferentes.
Na verdade, mídias sociais estão relacionadas às tecnologias que são usadas para deixar as redes sociais mais interativas para usuários.
Ou seja, as redes sociais são utilizadas por pessoas com os mesmos valores e interesses e estão inseridas nas mídias sociais.
O objetivo das redes sociais é conectar pessoas e, para isso, essas pessoas criam um perfil com suas informações pessoais.
A conexão acontece através das informações do perfil dos usuários, que buscam outros perfis parecidos.
Através dessa conexão, os usuários das redes sociais começam a interagir entre si.
As mídias sociais possuem várias mídias que facilitam a interação dos usuários, como, por exemplo, vídeos, e-mails, imagens…
Por promover a interação dos usuários através do surgimento da internet, as mídias sociais são diferentes das mídias já existentes antes da chegada da internet, como as mídias de rádio e de TV, por exemplo.
Veja Também: Marketing nas Redes Sociais
Qual o papel das redes sociais?
As mídias sociais têm papel importante na criação de relacionamento entre os usuários das redes sociais.
Isso porque, como já foi dito, a principal função das redes sociais é criar uma conexão entre os usuários que possuem perfil com características em comum.
As redes sociais podem servir como uma distração, como um meio de comércio e até como meio de conexão profissional.
Portanto, como já foi citado no início desse artigo, as redes sociais servem, principalmente, para conexão social, mas cada uma vai se destacar por possuir características particulares, como por exemplo, o LinkedIn, que, além de gerar interação social, promove o aumento das possibilidades profissionais do usuário.
Como anunciar nas redes sociais?
As redes sociais são excelentes canais para anunciar, pois os potenciais compradores estão nelas.
Para atingir um grande volume de tráfego e conseguir driblar os algoritmos do Google, a melhor opção é usar anúncios.
E não há melhor lugar para anunciar um produto ou serviço, como as redes sociais.
Veja a seguir, como anunciar nas redes sociais.
Para garantir um alcance significativo para o seu produto ou serviço, dentro do Facebook, você não deve esperar pelo tráfego orgânico.
A melhor alternativa para levar o máximo de pessoas para a sua página de vendas, é através do Facebook Ads.
Isso porque o Facebook Ads permite que as marcas, além de atingir um grande número de usuários, permite também segmentar os anúncios e medir os resultados.
O Facebook Ads oferece a possibilidade de investir de acordo com orçamento que você determinar.
O Instagram Ads trabalha em conjunto com o Facebook Ads.
Ou seja, um anúncio criado no Instagram também é exibido no Facebook.
Para isso, é necessário possuir uma conta também no Facebook.
A grande vantagem de criar anúncios no Instagram é o destaque que ele dá ao seu anúncio, em meio a tantos usuários.
YouTube Ads
Embora muita gente torça no nariz em relação aos anúncios no Youtube, por achar que vai perturbar o usuário, essa é uma estratégia bastante eficaz, afinal, os anúncios continuam sendo exibidos.
Para não diminuir a qualidade da experiência do usuário, você pode escolher alguns dos diferentes tipos de anúncios que o YouTube Ads disponibiliza.
Para anunciar no YouTube, você precisa criar uma conta no Google Ads.
YouTube Ads
Essa rede social oferece várias funcionalidades para que o seu negócio seja visto por muitos usuários.
O ponto negativo do Twitter é que um tweet dura pouco tempo no ar.
Então, para que o seu conteúdo tenha bastante visibilidade e dure mais, você pode investir em anúncios como trending topics e tweets patrocinados.
LinkedIn Ads
O LinkedIn Ads é praticamente igual às outras redes sociais em relação à apresentação do anúncio, as vantagens, ao investimento…
O grande diferencial dessa em relação às outras redes sociais é que o LinkedIn está repleto de gestores de empresas.
Além disso, trabalhar suas estratégias no LinkedIn gera muitos leads e clientes, pois as pessoas que decidem nas empresas estão presentes nessa rede social.
Como monitorar as redes sociais?
Não adianta criar aplicar as ações e esquecer, não monitorar.
Para monitorar o seu negócio online nas redes sociais você precisa prestar atenção em todos os detalhes.
Você precisa monitorar os comentários, as avaliações, verificar se os usuários deixaram alguma dúvida…
Métricas de redes sociais
Para saber se as suas ações estão gerando bons resultados, você precisa fazer o acompanhamento de algumas métricas.
É muito importante coletar dados e medir os resultados de suas ações nas redes sociais.
Para que as suas estratégias tenham sucesso, é necessário acompanhar algumas metas, como por exemplo:
- Tráfego;
- Alcance;
- Engajamento.
As 6 melhores ferramentas para redes sociais
As 6 ferramentas mais usadas na América Latina e que você pode usufruir para obter melhores resultados são:
- Socialbakers;
- Hootsuite;
- mLabs;
- Hubspot;
- TweetDeck;
- Buffer.
4 tipos de redes sociais
Você sabia que há mais de um tipo de rede social?
Pois bem, a seguir, você vai conferir os 4 tipos de redes sociais que existem e vai entender o que eu estou falando.
#1 Rede social de nicho
Rede social de nicho são as redes sociais segmentada, focada em um assunto ou um público específico.
Para exemplificar o que estou falando, vou citar a “Passei Direto”, uma rede social voltada para um público específico, que tem um interesse em comum, aumentar o conhecimento.
Essa rede social auxilia estudantes a trocarem conhecimento entre si, compartilhando materiais didáticos e ricos em informações.
#2 Rede social de entretenimento
Esse tipo de rede social tem foco na oferta de conteúdo.
A rede social de entretenimento pode gerar relacionamento, embora seu foco principal não seja esse.
Aqui eu posso citar como exemplo o Tiktok e o Youtube, pois é a rede social da qual a grande maioria dos seus usuários acessam para se distrair com vídeos de músicas, com vídeos de pegadinhas, com tutorias de inúmeros temas.
#3 Rede social de relacionamento
A rede social de relacionamento é a mais usada em todo o mundo.
Esse é o tipo de rede social que visa a conexão entre as pessoas.
Vou citar como exemplo o Facebook, que é a maior rede social de relacionamento do mundo.
Mas, embora essa rede social possa ser utilizada para outras finalidades, como por exemplo, para fazer marketing, para encontrar pessoas e até começar um relacionamento amoroso, ela é mais utilizada para manter contato entre familiares e amigos.
#4 Rede social profissional
Por fim, a rede social profissional é o tipo de rede social que tem como foco principal a ampliação das possiblidades profissionais do usuário através da visibilidade que a rede oferece.
Aqui o grande exemplo é, sem dúvida, a rede social LinkedIn.
O LinkedIn permite que os usuários publiquem seus artigos científicos, encontrem ou divulguem vagas de emprego, divulguem seu currículo para que as empresas possam ter acesso e, essas, também podem recrutar novos colaboradores através dessa rede social.
Como surgiram as redes sociais
Estudos mostram que a comunicação já existia desde a pré-história e, de certa forma, as pinturas rupestres já eram um tipo de rede social, pois, além de uma forma de registro, também serviam como meio de comunicação entre as tribos.
Mas, com a chegada da internet, que se popularizou depois de alguns anos, as redes sociais são relacionadas somente ao mundo digital.
Isso porque, com a popularização da internet, as pessoas mudaram a forma como se relacionam umas com as outras.
A partir daí a internet revolucionou a vida dos usuários, diminuindo distâncias, aumentando possibilidades, gerando praticidade em todas as áreas e oferecendo acesso ilimitado a informações.
A primeira rede social
A primeira rede social surgiu nos anos 90, em 1994, para ser mais exato.
A primeira rede social chamava-se Geocities, criada por David Bohnett e por John Rezner.
Apesar da possibilidade de interação entre os usuários não ter sido um sucesso, a rede social oferecia a possibilidade de seus usuários criarem suas páginas pessoais e isso sim foi um sucesso na época.
Depois da Geocities, surgiu a ClassMates, no ano seguinte (1995), criada por Randy Conrads, com foco na troca de informações entre universitários.
Foi também em 1995, que a rede social The Globe surgiu.
O The Globe era uma espécie de fórum, onde os usuários podiam interagir.
Em 1997 surgiu o Six Degrees, criado por Andrew Weinreich e que até então era o tipo de rede social mais próxima do que é hoje.
Essa rede social permitia aos usuários publicar no mural, enviar mensagem e adicionar novos amigos.
Viu como foi interessante conhecer um pouco sobre as primeiras redes sociais?
Mesmo com recursos tão limitados e sem a atratividade das redes sociais de hoje, naquela época o surgimento dessas redes sociais representaram um marco revolucionário da tecnologia.
Foi a evolução dessas redes sociais que fizeram as redes sociais atuais serem o que são.
Vantagens das redes sociais
As redes sociais se tornaram muito importante para nossa sociedade.
Entre tantas vantagens das redes sociais, estão:
- Possibilita a criação de relacionamento;
- Promove entretenimento;
- Oferece acesso à informação;
- Promove causas ambientais e sociais;
- Promove produtos e serviços;
- Encurtam distâncias.
As empresas aproveitam as vantagens das redes sociais para construir audiência, criar um relacionamento com ela e vender seu produto ou serviço.
Desvantagens das redes sociais
Apesar de as redes sociais serem tão importantes e cada vez mais presente na vida das pessoas, elas têm seu lado negativo (como tudo que existe).
O primeiro cuidado que devemos ter é em relação à exposição e à segurança de crianças e adolescentes.
Além disso, outros fatores devem receber uma atenção extra, como por exemplo:
Privacidade
Uma das desvantagens de estar presente nas redes sociais é em relação à privacidade.
Praticamente toda a nossa fica exposta nas redes sociais.
Isso por causa da facilidade de compartilhamento de informações pessoais com um grande número de pessoas, em qualquer lugar do mundo, com apenas alguns cliques.
Suas informações pessoais podem ficar expostas para qualquer pessoa que queira saber sobre seu relacionamento, seu trabalho, seus amigos, entre outras tantas informações.
Acontece que o maior problema nem é esse, mas sim, o que pessoas mal-intencionadas podem fazer com essas informações.
Muitos criminosos aproveitam toda essa exposição de informações dos usuários das redes sociais para cometer crimes.
Insegurança em relação aos dados confidenciais
Sempre que vamos preencher algum formulário, realizar algum cadastro ou mesmo acessar a rede social, disponibilizamos uma série de dados pessoais e, muitas vezes, não sabemos para onde serão encaminhados, se estão protegidos.
Fake news
Outra desvantagem que surgiu nas redes sociais e que virou um assunto muito falado atualmente, é no que se refere à Fake News (ou, falsas notícias, em português).
Muitas polêmicas dentro das redes sociais, principalmente em período eleitoral, surgiram de Fake News.
As Fake News fazem parte do lado negativo das redes sociais – e da internet, como um todo.
O grande problema das Fake News é que muitos usuários das redes sociais não apuram as notícias, acreditam nas Fake News e o pior: compartilham com outros usuários, que compartilham com outros e, dessa forma, isso vai tomando uma proporção incontrolável.
As Fake News são criadas com esse propósito, o de disseminar uma notícia falsa nas redes sociais em benefício de alguma pessoa sem escrúpulos.
E uma vez multiplicada na rede, é provavelmente impossível de voltar atrás.
Na verdade, só se combate as Fake News conferindo as fontes daquela notícia antes de compartilhar com alguém.
Benefícios das redes sociais
Como já foi citado neste artigo, as redes sociais têm suas vantagens e desvantagens.
E, mesmo que você não tenha muita simpatia com as redes sociais, se é um empreendedor, se possui um negócio (mesmo que seja um negócio físico), possuir um perfil em pelo menos uma rede social, pois, através das redes sociais, é possível criar um relacionamento com o seu público-alvo com mais facilidade.
Além disso, com o uso das redes sociais, a sua marca estará presente na mente das pessoas e o relacionamento com o público-alvo será mais duradouro.
Os benefícios das redes sociais não se aplicam somente às grandes marcas.
Pequenos negócios também podem aproveitar tudo que as redes sociais podem proporcionar.
Para aproveitar o lado bom das redes sociais, vou falar sobre alguns benefícios que elas podem trazer para o seu negócio. Confira!
Segmentação do público
Um dos benefícios oferecidos pelas redes sociais para quem possui um negócio é a possibilidade de segmentar o público.
Praticamente todas as redes sociais têm ferramentas que facilitam a segmentação das mensagens que você vai enviar.
Essa segmentação aumenta a assertividade na hora de entrar em contato com o seu público-alvo, gerando um retorno positivo.
Você faz a segmentação de acordo com o objetivo que você deseja alcançar.
Ou seja, você pode segmentar o seu público de acordo com a localização, com gênero, classe social, faixa etária… De acordo com o que você pretende.
Possibilidade de interagir com o cliente
As redes sociais aproximaram as marcas dos seus clientes e possíveis clientes, possibilitando um contato mais pessoal e personalizado, o que ajuda criar um relacionamento duradouro e de confiança com os clientes.
Essa interação é possível porque, primeiramente, a empresa tem acesso às informações dos clientes, o que facilita a personalização da comunicação.
Seria um erro se comunicar com uma pessoa, de maneira individual, utilizando mensagens generalizadas, como se o cliente estivesse falando com um atendente virtual.
Além disso, essa comunicação personalizada melhora a experiência do usuário.
Quando o cliente ou potencial cliente fala diretamente com a empresa, de maneira pessoal, ele passa a confiar mais naquela marca e, esta, gerará mais credibilidade dentro do mercado.
Possibilidade de medir os resultados
Outro benefício que um negócio pode obter através das redes é a possibilidade de medir os resultados, através de informações exatas sobre o desempenho das ações aplicadas.
Medindo os resultados, você vai poder analisar se as suas estratégias estão dando certo, se estão gerando o retorno esperado e se precisa fazer modificações e em quais ações.
Saiba quais são as redes sociais mais usadas no Brasil
Você provavelmente passa algumas horas do seu dia navegando pelas redes sociais, assistindo a vídeos, vendo fotos e publicações de amigos ou até conversando no bate-papo, acertei?
Se não, você faz parte de uma pequena parcela da população brasileira que ainda não se rendeu ao universo das redes sociais.
Segundo uma pesquisa feita pela GlobalWeblndex, o Brasil é o segundo país onde a população passa mais horas do dia acessando as redes sociais.
Segundo a pesquisa, os brasileiros gastam, em média, 225 minutos do seu dia nas redes sociais, ficando atrás somente das Filipinas, onde as pessoas passam cerca de 241 minutos diários nas redes sociais.
Já o país que ficou em último lugar no ranking da pesquisa foi o Japão, onde a população gasta somente cerca de 45 minutos por dia acessando as redes sociais.
Redes sociais mais usadas no Brasil
#1 Facebook
Como não poderia deixar de ser citado em primeiro lugar, o Facebook é a rede social mais usada no mundo, principalmente no nosso país.
São bilhões de usuários espalhados por todo o planeta e, aqui no Brasil, quem não possui um perfil nessa rede social é visto com certa estranheza.
O Facebook é a rede social mais usada na Índia, seguida dos Estados Unidos e Brasil.
O Face, como é chamado “carinhosamente” pelos usuários brasileiros, é usado não só para fazer amigos, compartilhar fotos e publicar opinião sobre algum tema.
O Facebook oferece várias funcionalidades para quem quiser aproveitar essa incrível ferramenta.
Essa é uma rede social que também pode ser usada para se informar, para divulgar um negócio, para aumentar a visibilidade de uma marca e muito mais.
Por isso que as empresas que investem em estratégias de marketing digital estão presentes nessa rede social. Afinal, é lá que o público está.
#2 Whatsapp
ssa rede social de troca de mensagens chegou no Brasil e tomou conta.
O Whatsapp se transformou no meio de comunicação mais usado pelas pessoas, substituindo quase que por completo as chamadas telefônicas e os SMS.
Aliás, depois que o Whatsapp chegou ao Brasil, praticamente 100% das pessoas têm o aplicativo instalado em seu smartphone.
Apesar de o Whatsapp ser um aplicativo de mensagens instantâneas, ele é considerado uma rede social por permitir o compartilhamento de informações, incluindo fotos e vídeos, em mensagens privadas, em grupos e até em status.
#3 Youtube
O Youtube é a terceira rede social mais usada no Brasil e é a principal relacionada a vídeos.
São mais de 1 bilhão de visualizações na rede todos os dias.
Imagine o potencial que essa rede social possui para gerar tráfego para o seu negócio.
Para quem possui um negócio e deseja alcançar um grande número de pessoas, investir em vídeos no Youtube é uma ótima estratégia, principalmente porque conteúdo em vídeo é fácil de consumir e cada vez mais as pessoas estão buscando informações através desse formato.
#4 Instagram
O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos, vídeos, gifs e stories, que são vídeos de apenas alguns segundos, com duração de 24h.
O Instagram, inicialmente, foi criado para ser acessado através de dispositivos móveis.
Tanto é que, mesmo acessando de um computador, o usuário pode observar que o layout é direcionado para smartphones.
Para quem tem um negócio, utilizar o Instagram como ferramenta de marketing é uma forma bastante eficaz para gerar tráfego e divulgar um produto ou serviço.
# 5 LinkedIn
O LinkedIn é a rede social mais usada, principalmente, por pessoas que tem interesse em aumentar as possibilidades profissionais.
Embora o foco do LinkedIn seja profissional, essa rede social se assemelha às outras.
Mas, nessa rede social os usuários participam de comunidades em que pessoas com os mesmos interesses profissionais compartilham informações sobre o mercado, fazem conexões com outros usuários…
O LinkedIn é muito utilizado por empresas que estão procurando profissionais para fazer parte de seu quadro de colaboradores.
Por outro lado, também é bastante utilizado por pessoas que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho ou deseja se inserir em sua área de formação.
Conclusão
Como você conferiu neste artigo, as redes socias possuem um potencial extraordinário para quem deseja ter sucesso com seu negócio e quem souber explorar essa ferramenta.
As empresas, seja qual for o tamanho e se já está consolidada no mercado ou se está apenas começando, precisa marcar presença nas redes sociais, se quiser ter sucesso.
Aliás, usar as redes sociais como estratégia de marketing é a forma mais assertiva de criar um relacionamento duradouro com o cliente e potencial cliente e ainda gerar visibilidade para a sua marca.
Se você tem um negócio ou pretende montar um, saiba que as redes sociais estão aí para dar aquela forcinha a mais em suas estratégias, basta saber aproveitar essa ferramenta que está em toda parte.
Agora que você já tem informações suficientes sobre as redes sociais, espero que você tenha de convencido do potencial que elas possuem e as use como estratégia de negócio e tenha muito sucesso.